Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

domingo, 15 de junho de 2014

Fanfictions

 
 
  Só para introduzir decentemente, fanfictions são histórias que fãs ou admiradores escrevem a partir de obras já existentes, sejam estas livros, filmes, séries, jogos ou até mesmo pessoas reais – embora esta última seja mais polêmica e “perigosa” de se fazer.
  A intenção desse post é ajudar novos autores a se introduzirem no meio e incentivar autores com block criativo ou em busca de estímulo.

  Inicialmente, é interessante escrever uma fanfic sobre algo que você gosta – até porque é um hobbie - e entende bastante – o que evita furos na narração. É válido escrever a fic inteira antes de postar, aproveitando o ritmo e empolgação, além do que você pode conferir e ver se há falhas. Ou escrever aos poucos e postar capítulo por capítulo, desta forma os leitores podem interagir e ajudar a montar a história.

  Ideia na cabeça ou fic pronta, agora é só postar. Há alguns sites como o fanfiction.net que são referência no meio, porém tem a maioria das histórias em inglês, e o Nyah! Fanfiction, que é uma versão brasileira. Há versões alternativas como o Social Spirit, onde os leitores interagem bem mais e de forma mais veloz que no Nyah!. Entretanto, a grande maioria dos inscritos do Spirit é fã de animes, apesar de exceções. E alguns autores tendem a lever este último site menos a sério. Também há a opção de postar em um blog, assim fica algo mais individualizado.

  Para quem prefere as interativas, onde você escolhe o nome dos personagens, a Fanfic Obsession é uma boa escolha, embora esteja em reforma há algum tempo – com suposta previsão pára retorno no dia 15 desse mês -, até alguns dias atrás as fics mais famosas estavam disponíveis para leitura. Não tenho conta neste site e nãos ei exatamente como proceder para enviar uma história, mas creio que quando o site voltar ao ar haja algo como um fórum para explicar tudo. Assim que eu puder, crio uma conta no Fanfic Obsession e posto algo falando mais sobre. Esse é um post bem básico mesmo.

  Sobre fics interativas, há dois tipos delas: as que a história e os personagens já estão formados e você só escolhe o nome destes – como as do Fanfic Obsession – e as que os leitores enviam as fichas com personagens de sua criação e o autor monta a história ao redor destes – que você encontra nos outros sites. A última opção é bem interessante também, pois é divertido ver seu personagem se desenvolver de uma forma inesperada. Entretanto não são todos os autores que sabem trabalhar bem com eles, por isso indico que dê uma olhada nas outras histórias do autor antes de enviar a ficha.

  As fanfics podem ser divididas basicamente em short e long fic, que são definidas pelo tamanho da história. Eu, particularmente, nunca escrevi uma shortfic, pois geralmente minhas histórias não fazem muito sentido sem todo um contexto, ainda que a vontade de fazê-la seja grande.

 
 
  Uma boa capa, nome atrativo e sinopse boa interessam os leitores. A capa não precisa nem ser photoshopada, pode ser uma imagem simples, mas que tenha a ver com a situação da história. Nomes longos dificultam a memorização do leitor, que dificilmente vai lembrar-se dela na hora de buscar para continuar a leitura. E a sinopse é o que vai fazer as pessoas se interessarem em ler ao menos o primeiro capítulo. Logo, “sinopse lixo, a história é melhor”, “não sei fazer sinopse” e coisas do tipo, afastam leitores. Preocupe-se em deixá-la com a base inicial da fanfic, mas com certo suspense sobre o rumo da história.

  Todo bom autor, também é leitor. Logo, quando ver a obra de alguém, comente, fale sobre os pontos positivos e negativos de forma sutil. Assim você também usa esses pontos para seu próprio desenvolvimento e ajuda e estimula o autor.

  Alguns sites ou fan clubes fazem desafios de fanfics, onde os fãs tem uma base de história, mas cada um desenvolve a sua maneira. Acho uma proposta maravilhosa, embora eu não conheça nenhum site específico que o faça para indicar – se alguém souber, por favor, comunique-me.

  Uma dica para não desanimar da história é escrever sempre dois capítulos de uma vez e postar apenas um deles, deixando o outro para a próxima vez. Assim, você não se sente muito pressionado com prazos. Aliás, quem define prazos para escrever é o autor, não deixe que os leitores lhe pressionem com ameaças, porque o válido é a história sair com qualidade. Também vale lembrar que não é só porque é como uma brincadeira que você deve escrever de qualquer forma. Leitores gostam de ler textos com sentido, contexto e sem erros. Alguns sites, inclusive, excluem as histórias com muitos erros gramaticais. Lembrem-se sempre de conferir o regulamento do site no qual está postando.

  Procure nunca deixar  para escrever depois, pois  a imaginação e a disposição escapam-lhe pelas frestas dos dedos.

  Basicamente, é isso. Boa sorte e ânimo.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.