Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

domingo, 14 de setembro de 2014

Resenha de "Goya's Ghosts"



  O filme tem um contexto histórico riquíssimo e caso assistido com bastante atenção é possível agrupar informações. É abordado Era Napoleônica, Revolução Francesa, Inquisição Espanhola etc. Apesar disso, possui uma história bem estruturada e triste, mas ainda assim cativante.
  A princípio supõe-se que a história gira em torno de Goya, um renomado pintor espanhol. Entretanto, com o desenrolar dos fatos percebe-se que ele é o grande apoio de todos no filme.
  A obra começa om os integrantes da Igreja discutindo sobre as imagens brutais que Goya estava retratando sobre a Inquisição e sobre o quão contraditório seria prendê-lo por isso já que este pintara inúmeras catedrais, além de ser o pintor da realeza e de alguns dos padres. Um desses padres que era retratado por ele, repara em um quadro de uma moça que lhe parecia familiar por assemelhar-se aos rostos dos anjos que Goya pintara nas igrejas. Ele identifica esta moça - que aliás é interpretada esplendidamente por Natalie Portman- em uma taverna e a convoca pela Inquisição por ter recusado carne de porco, alegando que, por este motivo, ela realizaria ritos judeus. Acontecem fatos emocionantes durante o filme, e apesar de toda a sensibilização, diferente da maioria das pessoas, senti-me bastante satisfeita com o final. E digo algo que apenas os que assistiram o filme entenderão: Sua própria loucura a salvou.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.