Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Resenha de Cem Anos de Solidão

 
  Foi um livro tão falado esse ano que não pude deixar de ler. Depois de conhecer outras duas obras de García Marquez, decidi investir naquela que ganhara o Prêmio Nobel da Literatura, e ainda duvidando da possiblidade de superar O Amor nos Tempos do Cólera, que o próprio autor considerara o melhor. Entretanto, mais uma vez mordi a língua ou meus próprios pensamentos no caso, porque desde os primeiros capítulos o livro me conquistou. Quando os ciganos apareceram eu já tinha sido arrebatada, e estes aparecem logo na primeira página.
  O livro é literalmente a história de uma família. O leitor "convive" com os Buendía por gerações e conhece suas alegrias e seus dramas: seus cem anos de solidão.
  Os personagens são envolventes e curiosos e o livro mistura algo do real com o surreal que me cativou imensamente. Chega um momento em que você se sente parte da família Buendía e sua própria vida é modificada a partir do momento que tudo lhe remete ao livro, que possui inúmeros fatos incríveis. Como sempre, Gabriel García Marquez demonstrou sua fluidez ao escrever: em um parágrafo ele fala de um espaço-tempo, no próximo parágrafo fala de outro, e ainda assim não faz com que os parágrafos pareçam deslocados.
  Li em uma versão do O Globo, com a capa toda em azul e muitos, inclusive, confundiam com Lolita. Aliás, sou fascinada por esta capa e é o segundo livro dessa coleção que leio e não me decepciono.
  Apesar do nome triste, diverti-me imensamente lendo e até a metade eu chegava a gargalhar das situações inusitadas. Com o tempo, as tristezas vão chegando e te desolando aos poucos, mas ainda assim lhe preenche a sede da leitura construtiva. Analisando sob diferentes pontos de vista, é um livro bastante filosófico. Minha leitura foi lenta, pois quis absorver o máximo deste livro riquíssimo de histórias e culturas. Não é preciso que eu me alongue mais um pouco, pois a verdade já está estampada em cada linha: é meu livro favorito.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.