Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

The Phantom of the Opera: Livro, Filme e/ou Espetáculo


 





  É um pouco complicado falar de algo que você ama sendo impessoal. Portanto, eu desisti de fazê-lo e vou ser pessoal sim. Ou isso, ou deixar esse post por ser feito por mais meses e meses. Como eu poderia deixar de divulgar e falar sobre The Phantom Of The Opera? Exatamente, não posso.
  Eu ganhei o livro, escrito por Gaston Leroux, no final do ano passado. Minha professora de inglês escolheu um livro para cada aluno de acordo com sua personalidade e assim que vi o meu quase surtei de tão honrada (e veja bem que na época eu só ouvira falar). Tinha uma amiga que insistia em dizer que era a melhor obra do mundo, mas de teimosia não fui conferir. De qualquer forma, comecei a ler meu livro em inglês na versão da foto mesmo.
  Não resisti com a curiosidade, e assim que cheguei no meio do livro resolvi ver o filme de 2004, sobre o qual já fiz resenha aqui. Entretanto, ainda meio alucinada com a beleza da coisa, acabei achando que nada poderia superá-lo, mas essa visão se partiu assim que eu fui ver o Espetáculo! Espetáculo com letra maiúscula no meio da frase sim porque é digníssimo! Supera o filme enormemente pelos detalhes, caráter profissional e tudo mais. Principalmente na questão da Christine, já que as Christines dos espetáculos são além de atrizes também cantoras muito competentes e bailarinas. Vi alguns trechos de alguns espetáculos com diferentes atores, entretanto, só consegui assistir por completo (porque só achei ele na internet, já que não sou a pessoa mais rica que conheço, portanto, infelizmente, não posso ver ao vivo) o Espetáculo de 25 Anos no Royal Albert Hall. Assim como o filme, você pode encontra-lo no Youtube.

beneath a moonless sky
  Esse espetáculo merecia não apenas um capítulo só pra ele, como também uma postagem (que não irei fazer para ser mais dinâmica). Merecia inclusive livros, especiais e tudo o mais só falando sobre ele. Das inúmeras adaptações cinematográficas baseadas na versãoo de The Pahntom Of The Opera desenvolvida por Andrew Lloyd Webber, eu duvido que alguma supere a emoção dos Espetáculos.
  A versão que eu assisti tem como Christine a inacreditável Sierra Boggess e como Ramin Karimloo como o Phantom (ainda que os duetos da Sierra com Norm Lewis como Phantom também sejam adoráveis). Todo o Espetáculo é incrivelmente bem projetado: um encanto para os olhos e um deleite para os ouvidos. As vozes são extremamente marcantes e os personagens muito bem interpretados. A Christine possui muito mais emoção e fica fácil compreender seus sentimentos, seus medos e gestos. O Phantom deixa transparecer bem sua natureza agressiva, controladora e, ainda assim, boa. Carlotta nunca esteve tão caricata e maravilhosa. E Raoul se mostra menos passivo (por incrível que pareça).
  Esse espetáculo me tornou uma fã dedicada de Sierra Boggess (ainda faço um especial comentando os vídeos dela) e definitivamente tomada de paixão pela obra.
  É importante lembrar que o livro é muito diferente dos filmes e Espetáculos, mas que ainda assim vale muito a pena ler, pois contém informações que os outros não possuem, e também explica muita coisa importante. Você enxerga a formação dos personagens e diferentes pontos de vista. Pretendo ler a versão em português ( e quem sabe também em outras línguas) e ver as outras adaptações para filme, vídeos referentes e, com certeza, o Espetáculo ao vivo. Devo confessar que nunca senti tanta vontade de interpretar um espetáculo como esse. E, oportunamente, faço esse post hoje, dia 27 de janeiro de 2015: dia do aniversário de 27 anos do Espetáculo The Phantom Of The Opera na Broadway.
  The Phantom Of The Opera mudou minha vida. Recomendo e sempre recomendarei. Mas lembre-se, uma vez que você a voz do Anjo da Música, esse é o ponto sem retorno. E então, O Fantasma da Ópera sempre estará em sua mente.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.