Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sábado, 8 de agosto de 2015

Filmes e História #01





  História não é um mar de rosas para todo mundo, embora para mim seja. De qualquer forma, quando há história em filmes que assistimos, o conteúdo parece entrar em nossas mentes de forma mais simples. Por esse motivo - e também pela questão de entretenimento -, pensei nesse esquema de postagens, que irá indicar bons filmes que tem alguma relação com acontecimentos históricos.
 
 
Olga
 
Olga, um dos melhores filmes que já assisti!  Você provavelmente já recebeu muitas recomendações desse filme e simplesmente nunca assistiu. Pega essa última recomendação e segue ela porque o filme é espetacular.
  O drama gira em volta da vida de Olga Benario, uma alemã que parte para o Brasil para aliar-se ao grupo comunista de Luís Carlos Prestes em pleno período da ascensão nazista. (A informação a seguir pode ser considerada spoiler, mas, sinceramente, o que seria um spoiler em um fato histórico? ) Com o aumento da perseguição, Olga é presa e enviada de volta para a Alemanha para um campo de concentração.
  O filme, além de mostrar a força dessa mulher, aborda bem a perseguição ao comunismo no Brasil, algumas posições de Vargas, as reações e a questão dos campos de concentração. É uma produção brasileira muito rica e que provavelmente vai te trazer às lágrimas.
 
 
 
 
 
 
A Onda
 
 
 
a onda filme 2009 -
  Esse já é um filme mais contemporâneo, mas que aborda um tema muito importante do século XX: o autoritarismo. Um professor alemão começa a dar aulas sobre o autoritarismo e escolhe uma didática um tanto distinta para despertar interesse nos alunos: ele implanta um regime autoritário na turma. Apesar do estranhamento inicial, a maioria dos alunos acabam gostando da forma como o regime funciona e acaba levando isso muito a sério.
  Trata-se de uma história real e traz uma reflexão assustadoramente interessante.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.