Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sábado, 1 de agosto de 2015

Resenha de A Moreninha



A Moreninha conta sobre o feriado que Augusto e seus amigos passam na ilha de ... (que é estipulada como a Ilha de Paquetá) com as primas e conhecidas de Felipe, e, é claro, sua irmã, a Moreninha. A aposta é feita baseada na inconstância amorosa de Augusto, que caso se apaixone por apenas mulher por um mês perde a aposta e escreve um romance, caso contrário, o outro apostado cumpre a pena. O resultado parece óbvio. Mesmo assim não irei dizer.
Os personagens secundários não são muito aprofundados, mas, para compensar a Moreninha é uma personagem maravilhosa que, em alguns aspectos, lembrou-me até mesmo a Lolita. Quanto à ambientação, é feita em boa medida, nada exagerado, mas, ainda assim, consegue refletir bastante sobre a elite carioca do período e suas atividades.
De qualquer forma, é um livro bem clichê, mas pense que foi considerado o primeiro romance do país, então, digamos que ele é o pai dos clichês brasileiros, portanto merece certo respeito. Quem gosta de fanfic de época de romance, vai gostar muito, não tem erro.

   Tem uma leitura fluida e agradável, e traz até um certo ar do humor de 1844, que te faz rir mais por parecer bobo do que por realmente ser hilário.
 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.