Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

1984


 
  Não tenho coragem de chamar de resenha. Breves impressões, apenas.
  Sempre tive interesse em lê-lo mesmo sem saber muito bem do que se tratava. Eu tinha em mente apenas que era um livro bom e importante. Na primeira oportunidade, um amigo me emprestou. Para quê, Senhor?! Para quê?! Acabou comigo. Fim.
  A narrativa mostra as experiências de Winston, um homem de quase meia idade que vive em uma realidade pós-guerra. Depois desse acontecimento, o mundo se divide em três países: a Oceânia, Eusrásia e Eustásia. Ele faz parte do Partido, que é totalitário e tem como figura representante o Grande Irmão. Câmeras vigiam todo o país, com exceção de alguns lugares esquecidos entre os proletas e lugares no "meio do nada". A Nação tem a economia planificada e a vida absolutamente controlada e manipulada pelo Partido. Inclusive a própria linguagem do povo, que seria então adaptada para a Novafala, onde o vocabulário, assim como o pensamento das pessoas, é reduzido. A grande questão relacionada a Winston é quando ele começa a discordar desse sistema e, junto a Julia, tomar iniciativas para sua derrubada.
  O leitor é contaminado pelos sentimentos do personagem principal, e sente receio e ansiedade o tempo todo. E quando tudo dá errado, a manipulação mental feita em Winston é assustadora! Faz você pensar em seus medos e até mesmo se perder em seus próprios pensamentos: até que ponto eles são seus? O que é verdade ou não? Por que resistir? (Que algum bom professor de filosofia me explique como eles fazem isso, por favor!) E o final é destruidor! A decepção, o medo, a frustração.
  A leitura foi prolongada porque eu não tive emocional para ler tudo de uma vez. Esse é o livro mais perturbador que li até agora. A sensação de impotência diante de uma realidade alternativa... Como isso é possível?!
  George Orwell, o senhor é destruidor mesmo, hein?!
 
 
OBS1: Não pensem que George era anticomunistas, ele é contra o totalitarismo e a tirania.
 
OBS2: Não imaginem Winston enquanto uma pessoa que você gosta ou admira. Isso vai tornar tudo pior.
 
OBS3: Não morra sem ler esse livro.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.