Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Organizando o Nyah!, Social Spirit, Wattpad e outras plataformas de fanfic

Tags mais populares para esta imagem incluem: vintage, typewriter e red



  A gente posta cem histórias, dá andamento pra meia dúzia e lê outras mil. Fica difícil ser organizada assim, mas não é impossível. Vamos começar.


1. Primeiro: O Básico

  A primeira postagem sobre Organização se aplica para todos esses sites. Ou seja, mudar ou manter foto de perfil, capa, amigos, e descrições. Seu perfil deve condizer o que você pretende naquele site.


2. Suas Fanfics

  Avalie-as.
 Sabe aquela fanfic postada em 2006? Aquela que você tem apego mas sabe que é bem ruinzinha? Salve ela no computador e leia sempre que quiser. Mas não vale a pena deixar ela postada, porque, querendo ou não, todas as suas fics constroem a sua imagem de autora. Uma boa história atrai leitores para suas outras histórias, mas uma história ruim afasta.
  Sabe aquela fanfic que você não atualiza há 2 anos? O quê? Você pretende atualizar? Só pra começar, se você não escreve há dois anos, dificilmente você vai lembrar do enredo e de detalhes importantes que você pode acabar contradizendo futuramente. Mas, se você estiver com uma vontade enorme de continuar, leia toda ela e pesquise sobre os temas abordados para reavivá-la na memória. Mas, dessa vez, não demore tanto a atualizar.
  Sabe suas fanfics favoritas? Dê uma olhada na sinopse. Ela está atrativa? Se sim, ótimo. Se não, tente escrever outra. Se ela é sua favorita, também pode ser a de outra pessoa. Mas só será favorita de outra pessoa caso se interessem pela história o suficiente para lê-la, e para isso é preciso uma boa sinopse. Também é interessante uma divulgação básica nas suas redes sociais, grupos voltados especificamente para fanfics etc. Uma outra maneira interessante é ler histórias com temáticas parecidas com as suas e deixar comentários - mas não divulgando a sua história, no caso, porque outros leitores e o próprio autor, por si só, acabarão se interessando por você e vão checar suas histórias. Ou seja, marque presença como leitor para que possa marcar presença como autor.
  Analise também as histórias que não foram postadas. Tente deixá-las organizadas em pastas específicas para elas. Veja seus planejamentos e planos para cada uma e veja o que irá ou não ser postada.


3. As Fanfics dos Outros

  Lemos muitas histórias e por empolgação acabamos marcando umas mil como favoritas. Um ano depois, você se lembra da história e nem acha tudo isso. Ainda assim, ela continua nos seus favoritos. Melhor fazer uma limpeza, não é? Olhe seus favoritos e remova o que não é mais favorito (por motivos óbvios).
  Quanto às recomendações, infelizmente para leitores desavisados, o Nyah! não permite que eles as excluam. Uma vez que você recomende a história, já era. Só sai do seu perfil se a história for excluída. Portanto, pense bem antes de enviar uma recomendação e escreva-a com carinho tanto para agraciar o autor, quanto para mostrar que, além de bom autor, você também é bom leitor.
  Cheque também suas leituras em andamento: você ainda se interessa por todas as histórias que estão lá? O autor de tal fic não atualiza há um ano... Será que vale a pena deixá-la em acompanhamento?
  Aliás, comente! Leia as histórias, diga o que você pensa sobre o capítulo, se manifeste! É motivador para o autor e faz bem pro coração - mas apenas se seus comentários forem cabíveis e respeitosos.


  E é isso. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários. Em breve uma nova postagem sobre organização virtual.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Blog Archive

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.