Neverland m.clara1@hotmail.com não também não

domingo, 20 de dezembro de 2015

Resenha de O Primo Basílio

  Luísa é uma mocinha casada com Jorge. Ela vive no século XIX e constitui com seu marido uma família burguesa, mesmo assim, se acha pobre. Romântica e amante de romances. Vida muito calma, até seu marido viajar a trabalho e seu primo, Basílio, com quem teve um bobo romance quando era mais nova, começar a visitá-la frequentemente.
  Outro elemento importante da história é o fato da empregada Juliana descobrir sobre o adultério, e encobri-lo, ganhando várias regalias em troca disso. Dessa forma, a patroa vira empregada e vice-versa - ou seja, isso não aconteceu pela primeira vez em Avenida Brasil, não é mesmo?
  Os personagens são todos muito estereotipados propositalmente, pois que são uma crítica à camadas sociais. Por esse motivo, e também pelo fato de falar de adultério, O Primo Basílio, foi duramente censurado em sua época de lançamento.
  As moças recatadas e românticas que me perdoem, mas eu cheguei a rir com muitas da atitudes de Luísa. A personagem que mais gostei foi Leopoldina, que era chamada de diversos nomes por ser adúltera e se divertir com os homens, mas que realmente assumia quem era. Dizia abertamente que gostaria de ser homem, que sentia falta de sua época de colegial onde ficava com algumas de suas amigas, que dizia absurdos, mas que dizia, sobretudo, a verdade sobre si.
    Quanto ao ritmo de leitura, é bem tranquilo, mas confesso que em algumas divagações de Luísa, pode acontecer de o leitor ficar meio travado. De resto, é uma leitura muito interessante para refletirmos a questão do realismo português e a leitura vale muito a pena.

2 comentários:

  1. Oi Clara
    Ainda nao li, mas pretendo ler também.
    Muito legal seu post :)
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  2. Tive um professor de Literatura que dizia que não poderíamos morrer sem ler esse clássico. Espero que goste do livro. ;)

    ResponderExcluir

Popular Posts

Atualizações

  • Born To Ultraviolence será postada agora no Wattpad.
  • Capítulo 2 de Crybaby no Wattpad.
  • The Moon Over Me finalizada no Nyah!
  • The Moon Over Me está também disponível no Social Spirit.
  • Another Dead e Clever foram excluídas.

Unordered List

Tecnologia do Blogger.

Seguidores