Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

#LendoOsMiseraveis - Semanas 3 e 4


 
 
"As realidades da alma não deixam de ser realidades por não serem visíveis e palpáveis."
 
  Se eu estou atrasada? Com certeza. Já era para eu estar entrando na semana sete e estou aqui terminando a quarta semana. Mas vou colocar mais força na leitura dessa semana para ver se consigo alcançar todo mundo do projeto Lendo Os Miseráveis.
  Finalizamos na semana três a parte da Fantine no Livro VIII e iniciamos a segunda parte, que é da Cosette. Tento evitar muitos spoilers, porém outros são inevitáveis. De qualquer forma, vamos falar sobre os livros lidos nessas semanas.
 
 
Continuação da Primeira Parte - Fantine
 
"Mais parecia algo quer vai voar do que algo que vai morrer."
 
Livro VI - Javert
  Nesse iremos saber um pouco mais da personalidade de Javert, um oficial da justiça que põe a lei na frente de tudo e todos. Este homem também tinha sido responsável por lidar com forçados na época em que Jean Valjean era um deles. Javert, então, começa a desconfiar que um certo personagem não é exatamente quem parece ser.
 
 
Livro VII - O Caso Champmathieu
  Um homem chamado Champmathieu é suspeito de ter roubado maçãs e logo desconfiam que ele poderia  ser Jean Valjean. Javert para então de desconfiar do outro personagem. Porém, a esta altura, o leitor já sabe que a desconfiança era válida. Jean Valjean então, decide abdicar tudo que havia conquistado com sua nova identidade para que Champmathieu não tivesse que pagar por um crime que ele havia cometido há tanto tempo.
 


Livro VIII - Contragolpe




Antes de ser preso, Jean Valjean retorna para sua cidade para eliminar pendências. Javert, porém, não tem tanta paciência para com ele, e o interrompe enquanto se despedia de Fantine. A moça, então, acaba morrendo; e tal parte é descrita com uma sensibilidade inigualável.
 
 
Segunda Parte - Cosette
 
 
"[...] essa coisa que entre os povos bárbaros é uma virtude e entre os civilizados uma mercadoria, a hospitalidade."
 
Livro I - Waterloo
  Começamos então com uma contextualização com gostinho de devaneio. É algo relativamente grande e bem denso, cheio de contextos históricos, detalhes de guerra e até estratégias para a mesma. Quem tem esse tipo de interesse, fica maravilhado com a leitura. Quem não tem tanto, pode ficar um pouco cansado. Minhas partes favoritas desse livro são as que o Narrador - com N maiúsculo - fala sobre Napoleão Bonaparte e o destino da história.
 
Livro II - O Navio Orion
  Fala um pouco sobre um acontecimento em tal navio e como um forçado salvou um tripulante e acabou se afogando por isso. Ao menos, era isso que a população achava.
 
 
Livro III - Cumprimento da Promessa Feita À Morta
 
 
  Veremos nesse livro que o forçado não havia morrido e que ele havia se utilizado dessa crença para fugir. Obviamente, este é Jean Valjean. Ele, então, vai até a estalagem dos Thénardier para bucar a pequena Cosette, a Cotovia.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.