Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Resenha de O Menino do Pijama Listrado de John Boyne

O Menino do Pijama Listrado

  Breve resumo para quem realmente não sabe do que se trata: Bruno é filho de um comandante do exército nazista alemão e por conta do trabalho de seu pai, ele e sua família deve se mudar de Berlim para "Haja-Vista". Depois de dias de tédio, o menino resolve explorar perto da cerca que o separa de um grupo de "pijamas listrados". Do outro lado, vive Shmuel, o único amigo que encontrara desde que fora morar ali.
  Apesar do clima pesado no fundo da história, por ser contada na visão de uma criança que não entende nada do contexto geopolítico de sua época, apenas reproduzindo o que os adultos lhe mandam, o livro se mostra até bem mais leve do que imaginava, sendo muito fluido e rapidinho. A confusão que a criança o jovem rapaz faz com algumas palavras como Haja-Vista e Fúria é bastante interessante para o leitor que já conhece a história da Segunda Guerra Mundial e pode facilmente fazer as respectivas associações. Vi uma realidade muito grande nos comportamentos e pensamentos de Bruno e a aura infantil do livro me conquistou completamente.
  Tenho sempre um pouco de pré-conceitos com livros muito "mainstream" e esse foi um exemplo muito bom de como eu posso morder a língua.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.