Neverland pensei_falei@hotmail.com - -

domingo, 22 de outubro de 2017

Resenha do Jogo Désiré



Resultado de imagem para désiré game



  Désiré é um jogo de point and click e escolhas - no qual, contraditoriamente, elas não vão fazer a mínima diferença, mas mesmo assim, esse aspecto vai te levar a uma maior conexão com o jogo. Eu não sou uma pessoa que não se sente muito a vontade para jogar jogos, embora eu goste muito de assistir. É por esse motivo que nunca antes tinha falado sobre por aqui. Mas o caso é que baixei Désiré como quem não quer nada, sabendo da alta probabilidade de desinstalá-lo logo em seguida, mas, para minha surpresa, isso não aconteceu. Com enredo fascinante, alta imersão, profundidade do personagem e reflexões interessantes, o jogo me prendeu completamente.
  A história é sobre um garoto que não consegue ver cores e que se sente extremamente triste devido a isso, passamos então por quatro fases de sua vida na qual vemos sua busca por qualquer novo matiz. Désiré é um personagem um tanto quanto - talvez muito - inescrupuloso, o que tira seu caráter de "mocinho", mas não a conexão que temos com ele. Ele é desenvolvido conforme o tempo passa, lidando cada vez mais com dificuldades, amarguras e frustrações, o que lhe dá o seu realismo. Além do mais, como você o acompanha desde a infância dá uma vontade de abraçá-lo e implorar pelo neném do início de volta.
Imagem relacionada
  Quanto à jogabilidade, não há nada muito impossível, mas confesso que de vez em quando dei uma olhada por certos walk throughs mais por preguiça mesmo. Demorei cerca de quatro dias para jogar pra economizar o jogo, já que o clima melancólico é cativante, e porque sou mais devagar com essas coisas, mas, no geral, ele não é tão longo assim.
  Está disponível para Android e tem pontuação bem alta, no entanto não tenho certeza se também está para IOS e tenho quase certeza de que não está para Windows Phone. Apesar de ser recomendado pelo Google Play para usuário acima de 12 anos, se não me engano, eu colocaria uma faixa etária acima de 16 - assim como o próprio jogo recomenda. Isso se dá por haver cenas de nudez com referência sexual e assuntos como suicídio e pedofilia que permeiam as pessoas ao redor de Désiré o tempo todo.
  O jogo não entrega tudo de mão beijada também, sendo muitas das interpretações atribuídas ao jogador, principalmente no que se refere ao passado de Désiré, as suas alucinações e as metáforas que permeiam algumas situações.
   A trilha sonora é na base do piano e jogar sem ela mudaria completamente a experiência. Incrível demais para ser ignorada. Além disso, ela contribui bastante para ornar com a linda e, ainda sim, aparentemente simples ilustração.
  Por fim, gostaria de frisar a complexidade desse jogo. Um conjunto que traz o jogador para a realidade do não convencional Désiré.

5 comentários:

  1. Eu gostei muito desse jogo, é meio maluco, tive que usar o recurso de ajuda algumas vezes também. O final é bem complexo, fiquei pensando qual seria o papel dele no mundo, o que acaba refletindo no nosso próprio. É bem estimulante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até hoje eu procuro um jogo bom assim e já faz dois anos desde que joguei!

      Excluir
  2. Já zerei. É um jogo muito bom e profundo e o final N era como eu esperava ele ajudou a menininha mas decidiu ainda sim levar a vida q levava até o ultimo dia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seguidores

Popular Posts

Quem sou eu

Minha foto
Escritora, professora, universitária, leitora ávida, amante das artes.
Tecnologia do Blogger.